quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tortilha Espanhola

Da série cheguei cansada e não quero comer comida congelada, ou também conhecida como "jantar em 30 minutos".
No início do ano, estava terminando uma pós e iniciando o mestrado. Toda segunda-feira era louca, eu tinha aula do mestrado pela manhã, trabalho no escritório a tarde e aula da pós a noite. Chegava exausta em casa, então fazia o que era mais fácil e rápido, e lógico que sujava o mínimo de panelas.
Eis que lhes apresento minha amiga tortilha.




Ingredientes

2 batatas
1 cebola
4 ovos
sal e azeite

Modo de fazer

Descasque as batatas e pique em cubos, não muito pequenos. Pique a cebola em pedaços mais grosseiros (as vezes eu coloco um dente de alho também). Em uma frigideira coloque as batatas, depois de uns 2 minutos coloque a cebola e o alho (se for o caso), misture e coloque um pouco de sal.
Enquanto isso bata os ovos. Quando perceber que a batata está mais macia, ou seja cozida, despeje os ovos batidos por cima das batatas e tampe, para que os ovos cozinhem.
Ah, melhor deixar em fogo baixo nesta hora, pois pode queimar.
Depois que você observar que os ovos não estão moles, vai acontecer a parte mais dificil... Virar a tortilha para que ela toste do outro lado.

Dica: Hoje em dia existem umas frigideiras que são pra fazer omeletes, que são duas frigideiras juntas (como se fosse uma misteira, daquelas de fogão).
Eu não tenho uma dessas, então eu uso um prato ou uma tampa de panela. O procedimento é o seguinte, com uma espatula você vai verificar se tem algo grudado no fundo da frigideira, então vc vai reclinar a frigideira para que a tortilha deslize para o prato (não vire). Depois você coloca a frigideira por cima da tortilha e vira o prato na frigideira. Deixa um tempinho e a tortilha tá pronta.

Observações: 
1) Fica muito bom com tabasco, principalmente a verde.
2) Pode colocar bacon no lugar do azeite, antes de refogar a batata. Eu evito, mas o Renato adora. Para ele: "bacon é vida!" (aí deixa de ser vegetariano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário