domingo, 13 de março de 2011

Lasanha de Beringela

Sei que já se passou um tempo após o último post, pois eu estava meio atribulada com tarefas acadêmicas. Levando em conta a correria dos últimos dias, e para não comer bobagem, a receita do post é de uma lasanha de beringela. Afinal, tem dias que não se quer comer carne (o Renato acha que isso não existe), então uma boa opção é optar por usar legumes.

Para quem não come carne, mas come queijo, é também uma opção legal. Lembro que a minha amiga que mora na Inglaterra, a Dani, costuma receber uma amiga vegetariana para jantar e que, para complicar a situação, tem alergia a glúten. A Dani sempre me conta que passa um pouco de dificuldade para pensar no cardápio.

Então fica a dica da lasagna.


Mini lasagna de beringela


Ingredientes:
2 beringelas médias
1 cebola média
1 lata de tomate pelati ou molho de tomate
vinho tinto
manjericão
Queijo (pode ser mussarela, queijo canastra, queijo prato, gorgonzola ou brie)
Parmesão
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Corte a beringela em tiras finas e reserve
Faça um molho de tomate de sua preferência, nesse caso, refogue a cebola em um pouco de azeite, jogue os tomates pelatis ou molho de tomate, quando começar a ferver coloque um pouco de vinho tinto, pimenta do reino e sal. No final colque um pouco de mangericão fresco.
Numa vasilha refratária, coloque azeite no fundo, depois um pouco de molho, em seguida faça camadas de beringela, molho e queijo, repita o processo até quase chegar ao topo, quando coloca-se na última camada de queijo o molho e o parmesão ralado.
Coloque no forno pré-aquecido a 180 C, em banho maria, coberto com papel alumínio por 20 a 25 min, depois retire o papel e deixe gratinar por alguns minutos.

Obs.: Se fizer em pequenas porções como as da foto, o tempo de cozimento será menor. Quando você notar que o molho começa a borbulhar, deixe mais uns 3 min, retire o papel alumínio e mude o forno para o modo de gratinar, caso o seu forno tenha grill.

Pode-se utilizar beringela e abobrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário