segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Filet ao molho de chocolate com a família

No último fim de semana de julho fui até a minha cidade natal, no interior de São Paulo, trabalhar e visitar a família.
Minha tia Sandra vivia me pedindo a "famosa" receita de filet com molho de chocolate, e eu sempre esquecia de enviar pra ela. Como ia pra casa da Oma, falei que faria o filet pra toda a família (quem estava lá, claro).

Comi o filet com molhod de chocolate pela primeira vez no restaurante Di Vino, no condomínio Vale do Sol em Nova Lima. Fiquei tão empolgada com o sabor que comecei a pesquisar como ele era feito, já fiz diversas vezes, mas este último ficou melhor. Fiz algumas modificações muito bem sucedidas.

Filet ao molho de chocolate acompanhado do jardim da minha infância


INGREDIENTES

3 kg filet mignon
500 gr chocolate meio amargo picado
1 col sobremesa de cacau em pó
100 ml molho rôti
1 cebola média bem picada
1 bouquet garni
100 gr manteiga
sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

Corte o filet, já limpo, em pedaços de uns 3 a 4 cm cada, como se fossem medalhões. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Coloque em  uma panela quente a manteiga, depois de derretida coloque a cebola e deixe murchar.
Aos poucos acrescente o chocolate e o cacau até que forme uma mistura homogenea, em seguida despeje o molho rôti misture e coloque o bouquet garni, sal e pimenta do reino. Reserve o molho pronto e quente enquanto você passa os filets de acordo com o gosto das pessoas, eu acho que sempre é melhor mal passado.

Em uma frigideira bem quente coloque azeite ou manteiga e sele os filets.

Tudo pronto, monte os pratos. Enfeite com umas frutinhas vermelhas (morango, amora, blueberry)
Um acompanhamento muito bom é cappellini na manteiga com um pouquinho de pimenta do reino.

Observação importante: As quantidades desta receita servem umas 10 a 12 pessoas. A família é grande e faminta ;)!

Tia Rê dando combustível para a cozinheira
Gus, meu ajudante que veio da Bélgica


Nenhum comentário:

Postar um comentário