segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lasagna de Cogumelos

Na sexta-feira da Paixão tive o prazer de reencontrar os meus novos amigos cariocas, Ana e Luciano. Visita de última hora em BH em dia santo é certeza de restaurantes e bares fechados. Opção? cozinhar na casa dos meus pais - e ainda aproveitei para emendar com um jantar já prometido para meus padrinhos, Lica e João.

Como meus convidados não comem carne em dia santo, e pra não cair no terreno comum do bacalhau, resolvi trocar a promessa do jantar mexicano feita para a Lica por uma lasagna de cogumelos.

A Ana, minha amiga carioca, também colocou a mão na massa. A sua principal tarefa foi harmonizar os vinhos, mas aproveitei e fiz ela picar uns cogumelos.

Lasagna de cogumelos


Ingredientes:


1Kg de massa fresca
200 ml de tomate pelatti
400 gr de cogumelo paris fresco
200 gr de cogumelo shitake
400 gr de funghi secchi
100 gr de champignon
1 alho poró
2 cebolas
2 a 3 colheres de farinha de trigo
300 gr de queijo gruyère
300 gr de parmesão
700 ml de leite
4 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino
bouquet garni
folha de louro



Modo de fazer:


Para esta lasagna fiz dois molhos: o primeiro de funghi secchi e o segundo com os cogumelos frescos e o tomate pelatti.

Primeiro molho

Hidrate o funghi com água quente e reserve.
Em uma panela, coloque 2 colheres de manteiga, as cebolas picadas e o alho poró em rodelas finas (somente a parte mais branquinha). Dê uma leve dourada e jogue duas a três colheres de farinha de trigo. Quando tudo ficar mais douradinho, vá jogando o leite aos poucos e mexendo para dissolver a mistura anterior. Coloque o bouquet garni. Quando começar a engrossar um pouco, despeje o funghi com a água em que ele estava de molho. Após ficar um pouco mais encorpado, coloque umas três colheres de sopa de parmesão ralado. Deixe ferver e reserve. Ajuste o tempero ao seu gosto e retire o bouquet garni.

Segundo molho

Coloque o restante da manteiga com um pouco de azeite em uma frigideira. Despeje os cogumelos frescos e deixe que eles murchem um pouco. Coloque a folha de louro, o sal e a pimenta do reino e, em seguida, o vinho branco. Quando ele evaporar um pouco jogue o champignon e o tomate. Ajuste o tempero e deixe reduzir um pouco.

Montagem

Coloque um fio de azeite no fundo da forma ou refratário, uma camada de um molho e uma camada da massa, nessa ordem. Continue com o gruyère e o outro molho, e a massa novamente. Repita isso até que você tenha a lasagna com o número de camadas que deseja. Eu recomendo não passarem de três a quatro camadas de massa. Depois de todas as camadas, a última deve conter os dois molhos e uma generosa camada de parmesão ralado.
Deixe no forno a 200⁰C de 20 a 30 minutos, gratine e sirva. Fica muito bom!

A sexta foi ótima e a lasagna também!

Bouquet Garni
Caso não saibam, o bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas muito comum na culinária francesa. Em geral é composto por tomilho, alecrim, sálvia, salsão, louro e salsa. Há supermercados e delicatessems que vendem em uma espécie de trouxinha, mas se preferir você pode fazer como os franceses: junte todos os temperos em um maço e amarre com uma linha ou barbante.

2 comentários:

  1. Adorei!!verdade seja dita minha amiga mineira nasceu msmo pra coisa!!!lindona mandou muitíssimo bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Ana, e valeu o elogio ;).

    ResponderExcluir