sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pato com molho de pimenta verde

Foi o melhor pato que eu já comi na minha vida!
Estava procurando uma receita um pouco diferente de pato, achei no meu livrinho "França 2" (Coleção da Folha de São Paulo - Cozinha País a País) esta receita.

Sempre que dou uma olhada nesta coleção tenho alguma idéia boa, mas o modo com que eles colocam as receitas não é simples, acho que se eu não tivesse uma pequena noção algo poderia sair errado.

"Este prato provém da cozinha da burguesia do início do século XX, nos tempos de Auguste Escoffier, grande chef que até hoje é sinônimo de cozinha contemporânea."


Ingredientes:
1,2 Kg de pato (pode ser peito ou coxa)
2 col de sopa de pimenta verde
4 col de sopa de conhaque
150 ml de molho rôti
100 ml de creme de leite fresco
3 col de sopa de manteiga
1 cebola roxa
sal e pimenta do reino

Modo de fazer:
Faça pequenos cortes na pele do pato (como se fosse xadrez), tempere com sal e pimenta do reino.
Doure o pato em um frigideira bem quente, primeiro o lato que tem mais pele e depois o outro lado. O lado da pele ficará mais tempo, pois o pato tem muita gordura e ela precisa ficar torrada, depois frite apenas por uns dois minutos o outro lado, assim o pato fica um pouco mal passado (que é o ideal). Reserve os pedaços de pato.
Retire o excesso da gordura da frigideira e refogue a cebola com manteiga, coloque a pimenta verde e o conhaque. Deixe reduzir um pouco e acrescente o molho rôti e reduza um pouco mais, junte o creme de leite e ajuste o tempero.
Junte a carne do pato com o molho e sirva. Usei como acompanharmento um purê de batatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário