domingo, 19 de maio de 2013

A primeira feijoada a gente nunca esquece

Fiz minha primeira feijoada e chamei "cobaias", afinal feijoada nunca é pra pouca gente.
Não tinha feito um post sobre isso, pois estava mega apertada e cheia de coisas pra fazer para o mestrado, que já se encerrou com sucesso.
Como duas das minhas cobaias estão do outro lado do mundo, nada mais justo do que dedicar ao +Cassio e a +Patricia, assim a Tita pode abrir um restaurante de feijoada em Hong Kong :D.


A feijoada na verdade é um problema, não fica fácil fazer pouca comida. Afinal é um pouco de carne seca, um pouco de paio, de bacon, de orelha, de rabinho, de costela, ... pronto! Comida para um batalhão!

Tenho certeza que cada um tem um jeito de fazer, mas eu me inspirei na forma com que a minha mãe e minha avó fazem a feijoada delas.

Ingredientes:

500 grs feijão preto
1 costela de porco salgada200 grs de carne seca200 grs de paio200 grs de paio
1 pé de porco salgado
1 rabo  de porco salgado
Lave as carnes em água corrente e cozinhe-as, em bastante água. Faça isso duas vezes, sempre jogando a água fora, para a feijoada não ficar muito salgada.
Depois de tudo cozido, carnes, rabos, pés, costelas e linguiças, escorra a água do cozimento, e reserve tudo.

Carnes e feijão, acrescente 1 litro e meio de água. Cozinhe por 1:30. Mexa de vez em quando para não queimar no fundo. 
Pra fazer aquele caldinho de pimenta é só pegar uma pimenta dedo de moça, 1 cebola e 1 xícara do caldo da feijoada. Misture tudo e coloque um pouco de cheiro verde picadinho e pronto.


200 grs costela de porco fumada
50 g bacon
1 cebola média picado
4 dentes de alho picado
2 folhas de louro


Modo de fazer:

 Pique as carnes em pedaços de mais ou menos 10 cm Pique a costelas, a salgada e a defumada, seguindo as ripas e corte-as em dois pedaços cada uma. As linguiças deverão ser fatiadas em rodelas, retire antes a pele. Também pode comprar aquele kit feijoada, que os açougues fazem com as carnes todas, fica mais simples quando a feijoada é pra menos gente, mas se existe um desejo romântico e menos prático, vá ao mercado de sua cidade e compre nas lojas especiazada em feijoada.
Lave o feijão e cozinho por mais ou menos 25 minutos na panela de pressão, não tem problema que ele fique meio duro, pois a feijoada cozinha durante algumas horas, então é melhor assim.
Feijão cozido, cebola, alho, louro e carne dessalgada, então junte tudo numa panela grande.


Acompanhamentos:


A couve deveria, teoricamente, ser picada como fio de cabelo, fininha, e refogada de leve com gordura de bacon, uma pitada de sal para dar gosto, e é só. Mas eu não consigo picar a couve fininha, como dá pra ver na foto do post.

Farinha de mandioca amarela, com bacon.

Laranjas fatiadas.

Arroz branco com bastante alho. 

3 comentários: